CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
17/01/2024 | COTIDIANO
O prato culinário mais famoso de Goiás agora tem um dia só seu
O prato culinário mais famoso de Goiás agora tem um dia só seu

 
COMPARTILHAR
Por:  
#
O governador Ronaldo Caiado, sancionou a Lei Estadual nº 22.535, que estabelece o dia 3 de fevereiro como o Dia Estadual da Pamonha Goiana. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Gugu Nader e tem como objetivo reconhecer a importância cultural da pamonha para o estado.

A lei também prevê a realização do Festival da Pamonha Goiana, que ocorrerá anualmente na mesma data, e promete ser uma celebração que reunirá em um mesmo espaço produtores rurais, chefes e amantes da culinária local. O dia 3 de fevereiro também marcará o início da colheita da safra de milho em todo o estado de Goiás.

Tradição

A pamonha é um patrimônio cultural imaterial de Goiás, conforme já determinado em dezembro do ano passado pelo governador Ronaldo Caiado. De acordo com dados da Junta Comercial de Goiás, atualmente existem mais de 11 mil pamonharias no estado. Somente Goiânia possui 3.175 estabelecimentos.

A pamonha é um prato culinário com origem indígena, sendo também influenciado pela culinária portuguesa. Não há uma receita padrão para esse símbolo gastronômico goiano: ela pode ser salgada, doce, à moda e recheada com queijo, pimenta, linguiça e o que mais agradar o paladar das pessoas.

Fonte: Emater Goiás

 

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUEM SOMOS|POLÍTICA DE PRIVACIDADE|ANUNCIE|FALE CONOSCO

© 2020. Todos direitos reservados a Folha de Caiapônia
© 2020. Todos direitos reservados a Folha de Caiapônia